Gratificações de Desempenho

Para entender melhor o que são as gratificações de desempenho e a problemática envolvendo seu pagamento, precisamos fazer uma breve contextualização histórica.

O Governo Federal por meio de diversas legislações ordinárias realizou a reestruturação de diversos cargos do Poder Executivo, concedendo bonificação de desempenho por meio de um sistema de pontuação diferenciado para os servidores ativos e inativos.

Nesse contexto, ao longo dos anos foram criadas diversas rubricas de gratificações de desempenho, recebendo denominação específica para cada categoria ou cargo.

As principais denominações são: GDATA, GDASS, GDASST, GDPST, GDATEM, GDPGTAS, GDACT, GDPGPE, GDAPEC, GDAPEN, GDAFAZ, GDAR E GDRH.

O pagamento das gratificações em valores diferenciados em função da condição em que se encontrava o servidor (se em atividade, aposentado ou pensionista) gerou evidente desequilíbrio e quebra da isonomia salarial entre os integrantes de uma mesma categoria funcional.

Em razão disso, em diversas demandas coletivas passou a se buscar as diferenças de valores pagos, com aplicação de paridade entre servidores ativos, inativos, aposentados e pensionista.

Da mesma forma, quando o pagamento das Gratificações restou indevidamente vinculado à proporcionalidade dos proventos de aposentadoria, tendo em vista que a lei que institui a Gratificação de Desempenho nada previu sobre a diferenciação do cálculo da vantagem segundo a forma de concessão dos proventos, se integrais ou proporcionais, passou a se postular judicialmente  a revisão dos valores pagos, sem a incidência de proporcionalidade nos benefícios de aposentadoria e de pensão por morte dos beneficiários.

Quanto ao mais, cumpre esclarecer que diante do trânsito em julgado das diversas ações coletivas ajuizadas, somente através do procedimento jurídico denominado cumprimento de sentença, é possível o recebimento das diferenças citadas.

Sendo assim, aposentados e pensionistas, bem como seus herdeiros, tem direito ao recebimento de valores, devendo para tanto, ajuizar o cumprimento de sentença coletiva.

Para outras informações e esclarecimento de dúvidas, nosso escritório possui profissionais especializados na matéria para defesa de seu direito.

Entre em contato para que a gente possa te ajudar.

Compartilhe esta notícia:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email
Share on whatsapp
WhatsApp
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?